No dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada durante a Conferência de Estocolmo em 1972, tem como objetivo conscientizar a sociedade e influenciá-la a adotar posturas mais ativas e críticas em relação aos problemas ambientais do planeta.

E é com esse pensamento que o Comitê idealizou os novos projetos de educação ambiental que sairão do papel ao longo do ano. Batizadas de Cine Guandu, Amigos do Guandu e Guandu Solidário, as iniciativas já vêm sendo discutidas desde antes da pandemia, mas tiveram que ser adiadas. Agora, com a volta do regime presencial, elas estão prestes a sair do papel.

A primeira a ser posta em prática é o Cine Guandu. Com a abertura das inscrições marcada para este mês, o projeto já tem edital pronto e aprovado. A ideia é que alunos do ensino médio e das universidades possam se unir em grupos de até três alunos para produzirem um vídeo curto sobre temas como o uso racional da água, a importância dos comitês de bacia na gestão das águas e outros temas previstos no documento.

Ao final da campanha, os finalistas irão à votação popular nas redes sociais do Comitê. Os três melhores vídeos de cada categoria serão premiados com notebooks, tablets ou smartphones, para cada aluno. Os prêmios e os vídeos serão exibidos em uma cerimônia final da ação.

Programado para ter início em setembro, o Amigos do Guandu é mais um projeto de educação ambiental em andamento. A campanha visa implementar, de forma lúdica e funcional, a ideia de consciência ambiental e de preservação da água e dos recursos naturais para alunos e professores da rede pública dos municípios da RH II. O primeiro escolhido foi Seropédica.

A iniciativa, que tem como público alvo crianças da educação infantil ao ensino fundamental 1, trará brincadeiras, peças de teatro, oficinas e uma excursão. As ações vêm para conscientizar todos os envolvidos sobre a importância da preservação das nascentes, afluentes e mata ciliar do Rio Guandu. A começar pela nova geração.

Já o Guandu Solidário, terceiro projeto da lista, vem contemplando a mesma comunidade escolar da campanha anterior, dessa vez voltando à atenção aos moradores da região.

“O Guandu Solidário surgiu na elaboração do plano de comunicação, com o objetivo de gerar compartilhamento de valores, estimular o membro a conhecer o território, seus problemas e necessidades, e levar a população local a causa do comitê, a luta em prol da água. Através desse projeto, pretendemos lançar um olhar mais fraterno e humano, naqueles que sofrem impacto direto das ações da gestão de recursos hídricos, e ainda incentivá-los a fazer parte desse processo construtivo em prol da melhoria da qualidade e da disponibilidade de água”, explica o Gerente do Contrato de Gestão da AGEVAP, Antônio Souza.

Com três projetos que cobrem diferentes faixas etárias, o Comitê Guandu segue o seu propósito de incentivo ao consumo consciente dos recursos que a natureza dá a população e a busca pela conservação. DE maneira descontraída e educativa, o Colegiado busca resultados que farão a diferença para a sua Região Hidrográfica.