Membros do Comitê Guandu-RJ integraram uma missão técnica à Águas de Portugal (AdP), responsável pelo abastecimento de água e do saneamento de águas residuais no país. A comitiva do Colegiado participou, nessa segunda (27) e terça-feira (28), de várias atividades que são parte e reforçam o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a troca de experiências e de práticas ambientais entre a AdP e o Comitê. A visita também foi acompanhada por representantes da Secretaria e Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

O documento firmando a parceria foi assinado pelas partes durante a missão à AdP, que é reconhecida internacionalmente por reunir uma série de iniciativas de inovações do ponto de vista de recursos hídricos e saneamento, desenvolvendo uma função estruturante no setor do ambiente em Portugal.

A visita é considerada pelo Colegiado uma oportunidade para capacitar os seus membros sobre as inovações aplicadas pelo mundo na gestão das águas, indo ao encontro direto de duas agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê: a Agenda de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e a de Saneamento.

A programação começou com a comitiva do Colegiado sendo recebida pelo presidente da AdP, José Furtado, e outros representantes na sede da empresa em Lisboa. Durante toda a segunda-feira, eles puderam conhecer alguns dos principais projetos do Grupo Águas de Portugal, cujas empresas têm presença em todo o país, de Norte a Sul.

“Além da questão do reuso de água, pudemos ainda acompanhar os investimentos na diversificação das matrizes energéticas nas plantas de tratamento de água e esgoto, como o biogás, placas solares nas estações, além de geração de energia eólica e geração de energia por turbinas nas ETAs”, destacou a diretora geral do Comitê Guandu, Mayná Coutinho, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), que integra a equipe da missão.

Ainda dentro das atividades do primeiro dia, a comitiva participou de uma capacitação sobre o Licenciamento de Controle Ambiental, realizada por representante da APA – Agência Portuguesa do Ambiente. Os integrantes acompanharam ainda a apresentação do “Águas do Tejo Atlântico: As tecnologias da ETE” e o “Projeto VIRA”, que ganhou o The Water Reuse Europe Innovation Prize 2021.

Outros membros do Comitê Guandu, que não estavam na comitiva, puderam acompanhar o treinamento e o detalhamento dos projetos de forma online e também terão certificação pela Águas de Portugal.

Ainda na programação do dia 27, a missão fez uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alcântara, chamada de ETAR em Portugal, que reproduz água de reuso e por isso Chamada oficialmente de Fabrica de Aguas de Alcântara, além de possuir projetos de eficiência energética. A ETAR atende a Grande Lisboa com tecnologia de ponta.

Segundo dia

Já na terça-feira, as visitas aconteceram à ETE de Beirolas, onde está a Fábrica de Águas do Tejo Atlântico e o Centro de Educação Ambiental; à ETE do Lizandro; e ao Museu da Água.

“A missão é um desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica que foi aprovado, cujo objetivo é ampliar o olhar do Comitê Guandu dentro de ações que impactam os recursos hídricos. Uma oportunidade também para que o Colegiado possa discutir políticas públicas dentro de novos parâmetros a serem atingidos e que precisamos estar integrados, participando com capacidade de se posicionar frente a novas demandas que estão surgindo, como por exemplo, a regulamentação de reuso de água e os desafios da matriz energética, bem como os mecanismos de operacionalização”, destacou Mayná.

Na visita à Fábrica de Águas de Beirolas, a comitiva pôde acompanhar um pouco do processo de tratamento de efluentes, voltado para o reuso de água com diferentes parâmetros de qualidade, conforme a regulamentação legal portuguesa. Trabalhos de eficiência energética também foram apresentados.

Dentro das ações voltadas à sustentabilidade, a AdP apresentou também à comitiva o trabalho de uso de lodos de ETEs para biofertilizantes e geração de biogás, e os das ETAs para a produção de cerâmicos, como tijolos.

Na ETE do Lizandro, onde também funciona uma fábrica de água, os visitantes puderam conhecer os sistemas de tratamento de saneamento rural, já que a estação atende uma comunidade neste perfil.

“Além de entendermos os processos e a operacionalização das regulamentações locais, vimos os projetos em diferentes escalas. Destaco ainda o saneamento rural, que nos trouxe reflexões de amadurecimento e ampliação do Projeto de Saneamento Rural do Comitê Guando, que realizamos desde 2019”, completou a diretora geral do Colegiado.

Acordo prevê novas etapas de cooperação

Os integrantes da missão puderam conhecer o Centro de Educação Ambiental da AdP, instalado na ETE de Beirolas, e que oferece aos visitantes atividades interativas, informação e formação para despertar o interesse na preservação e conservação dos recursos hídricos e no desenvolvimento sustentável. As propostas também se alinham ao trabalho do Comitê Guandu, por meio da sua Agenda de Produção de Conhecimento e Educação Ambiental.

O Centro foi o lugar escolhido para a assinatura do termo de cooperação técnica pelo presidente da AdP Internacional, Cláudio Jesus, e pela diretora geral do Comitê Guandu, Mayná Coutinho, além da diretora executiva do Colegiado, Ana Asti. Como subsecretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Ana acompanhou o titular da pasta, José Ricardo Brito, presente à cerimônia de assinatura, nas visitas técnicas.

“A parceria não para por aqui, pois o acordo prevê ainda outras etapas, como por exemplo, realização de capacitação técnica e regulatória na vertente ambiental, para membros e gestores municipais; compartilhamento de experiências sobre monitoramento ambiental e observatório de bacia; e a realização de um evento de diálogo entre Brasil e Portugal, a respeito de reuso, energia limpa, concessão de saneamento, entre outros. Esse ACT é um grande passo para o Comitê Guandu alinhado com o Plano Estratégico de Recursos Hídricos (PERH) e o nosso Manual Operativo (MOP) do Comitê”, finalizou Mayná Coutinho.

A missão à Águas de Portugal contou ainda com outros representantes do Colegiado, como as secretárias de Meio Ambiente de Queimado e Mendes, respectivamente Andreia Loureiro e Juliana Pachani; o gestor ambiental Marcelo Danilo Bogalhão, da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Rio de Janeiro (ANAGEA/RJ); o Tenente Coronel Bombeiro Militar, Augusto Carlos Cunha, à frente da REDEC 6 SUL II; e Tiago Chagas, de FURNAS.

A comitiva teve ainda com a participação, no primeiro dia, do coordenador do Grupo Técnico de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu, Mauro André Pereira. O biólogo e diretor dos “Defensores do Planeta” foi a Portugal para participar da Conferência dos Oceanos da ONU. O evento foi aberto na segunda em Lisboa com mais de 700 integrantes de 140 países, que discutem como salvar os oceanos.