A primeira semana do Projeto “Amigos do Guandu” foi marcada por alegria e aprendizado para os alunos da Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, em Seropédica, e da Escola SESI Nova Iguaçu. As duas unidades estão na Região Hidrográfica II (RH II), atendida pelo Comitê Guandu-RJ, idealizador e executor do projeto, que está levando desde o dia 07 deste mês, ações de educação ambiental para cerca de 150 estudantes da Educação Infantil e anos inicias do Fundamental.

Muita coisa bacana ainda vai rolar nestas escolas até dezembro deste ano, quando está previsto o encerramento desta primeira edição do “Amigos do Guandu”. Na abertura, que aconteceu nos dias 07, em Seropédica, e 08, em Nova Iguaçu, os alunos conheceram o mascote do projeto, o “Dudu”, que é o mensageiro dos vídeos apresentados e também ilustra a cartilha do “Amigos do Guandu” com informações sobre ações do Comitê.

Os alunos já receberam o material que, de forma lúdica, auxiliará didaticamente sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, reforçando o debate sobre a água ao público infantil, envolvendo não só os alunos, mas também os professores e toda comunidade escolar. As etapas do projeto contam com apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), da Prefeitura de Seropédica e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Na última quarta-feira (09), os alunos da Escola SESI participaram de mais uma etapa do projeto. Eles assistiram à peça “O Peixe Mágico”, que ensina as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos rios. Logo em seguida, os estudantes participaram de uma oficina, na qual aprenderam a fazer um “peixe” de material reciclado.  As mesmas atividades estão previstas para acontecer na E.M. Creuza de Paula Bastos, no próximo dia 16, às 13h.

A diretora da Escola SESI Nova Iguaçu, Daiana Almeida, falou sobre a satisfação em receber o projeto na unidade. “A gente está com o coração cheio de alegria porque recebeu o projeto Amigos do Guandu na nossa escola. Um projeto que é rico e traz uma pauta sobre o meio ambiente, colocando na prática, através de teatro e oficinas. As crianças estão com brilho nos olhos, felizes por poder entender ainda mais o cuidado com as nossas águas, com os nossos rios, com o planeta como um todo”, destacou.

A coordenadora da escola, Elaine Teixeira Alves, também ressaltou a importância do projeto. “Com certeza foram plantadas várias sementinhas em cada criança aqui e com certeza vão ser cidadãos melhores, que cuidam do meio ambiente e vão passar também para toda a comunidade escolar”, disse.

O clima de felicidade não é diferente na E.M. Creuza de Paula Bastos. O Comitê Guandu levou na quinta-feira (10), os alunos para conhecerem o projeto Mananciais, na CEDAE, através da ação “Exploradores”. Na oportunidade, assistiram e participaram de diversas atividades e conteúdos voltados para a educação ambiental. Também puderam ver na prática como funciona uma ETA (Estação de Tratamento de Água), através de recriação em miniatura disponível na sede.

“O ‘Amigos do Guandu’ tem sido de extrema importância pra nossa Unidade Escolar, pois, através dele, nossos alunos vêm tendo a oportunidade de aprender cada vez mais sobre a importância do meio ambiente e dos rios. Nossos alunos tiveram a rica oportunidade de participar de um maravilhoso passeio para o Centro do Rio na CEDAE. Agradecemos por escolher nosso município e escola para fazer parte desse projeto”, comentou a coordenadora da escola Thatyane Stephanie Gregio.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Seropédica, Flávia Constantino, acompanhou a visita na sede da CEDAE e avaliou a parceria com o projeto do Comitê.

“O município está muito feliz por ter esses parceiros que fazem a educação ambiental acontecer. O Comitê Guandu está sempre com a gente, sempre incluindo Seropédica em suas atividades. O município só tem a agradecer esta parceria que vem crescendo a cada dia”, afirmou a secretária, ressaltando também a participação de outros parceiros como a CEDAE.

A ação “Exploradores” vai beneficiar, no dia 24 deste mês, os alunos da Escola SESI Firjan, que também estarão na CEDAE.

Diretora-geral do Comitê vê crianças como agentes de transformação

A diretora-geral do Comitê Guandu e engenheira ambiental da CEDAE, Mayná Coutinho, tem acompanhado de perto o “Amigos do Guandu” e vê com orgulho a realização do projeto, que enxerga nas crianças os agentes de transformação dos desafios do meio ambiente e das águas.

“A gente acredita em uma educação ambiental verdadeiramente transformadora para que as próximas gerações consigam construir cada vez mais um caminho à segurança hídrica. Com o ‘Amigos do Guandu’, a gente leva este ideal para as nossas crianças, contando com o nosso mascote Dudu e com várias atividades lúdicas”, enfatizou a diretora, salientando a importância das parcerias nesta empreitada.

“Nesta árdua, mas gloriosa missão de criar uma sustentabilidade hídrica e caminhar em direção à segurança hídrica, a gente não pode andar sozinho e é nos parceiros que a gente encontra esse aconchego de a gente saber que está fazendo um trabalho no caminho certo, principalmente falando sobre o nosso futuro, que são as nossas crianças”, completou Mayná.

Outras etapas do “Amigos do Gandu” estão em andamento, entre elas a confecção de cartas, escritas pelos estudantes, que serão colocadas em uma cápsula do tempo e enterrada em cada unidade, junto ao plantio coletivo de mudas.

Já a dinâmica “O Rio que Fui” está reunindo histórias trazidas pelas crianças dos familiares e amigos de como o Rio Guandu ou outros mananciais da região eram no passado e reunir em um livro, que terá pequenos textos ou desenhos. A publicação será custada pelo projeto prevista para 2023.

As duas escolas receberão um certificado de participação do projeto durante a última Plenária do Comitê Guandu esse ano, em 08 de dezembro.