A menos de um mês para o encerramento das inscrições para o “Cine Guandu”, o Comitê Guandu-RJ está intensificando a divulgação do projeto entre os estudantes dos ensinos médio e/ou técnico, além de superior de instituições públicas e privadas. A proposta é que até o dia 09 dezembro deste ano se alcance o maior número de participantes neste concurso inédito, que vai premiar vídeos com temáticas ambientais.

Além das redes sociais do próprio Colegiado, outras formas de projeção do “Cine Guandu” vêm ganhando espaço. Cartazes foram enviados a cerca de 50 universidades e prefeituras da Região Hidrográfica II (RH II) para serem colados nas unidades educacionais. Também houve contato e envio de material de divulgação à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê, Mauro Pereira, diretor executivo da ONG Defensores do Planeta, tem aproveitado para divulgar o concurso em escolas da região. Nas salas, ele mostra o cartaz, que traz em destaque a premiação aos concorrentes com notebook, tabletes e aparelhos celulares, além de medalhas e troféus.

“É um edital inovador para envolver e fomentar o diálogo dos estudantes sobre a importância dos recursos hídricos e a governança. Estamos, através da educação ambiental, despertando o senso crítico e o diálogo sobre a importância do Colegiado e seus 20 anos, assim como também dando a oportunidade destes estudantes de ganharem prêmios importantes para o seu desenvolvimento, e participarem diretamente das ações do comitê Guandu”, disse Mauro Pereira, ressaltando que os alunos têm demonstrado animação e interesse no concurso, a exemplo do que ocorreu com os jovens das comunidades de Santa Cruz, no polo de juventude ODS, e nas salas do Ciep Raul Ryff, em Paciência.

Para a confecção dos vídeos, os participantes devem seguir duas linhas. Uma delas trata sobre os 20 anos Comitê Guandu-RJ, na qual deverá projetada a importância dos Comitês de bacia na gestão participativa das águas (…); já o outro tema, destacará projetos ou ações relacionadas aos recursos hídricos, em sentido amplo, no âmbito da RH-II, trabalhando áreas como o uso racional da água, projetos de preservação, turismo agroecológico e ecoturismo, além de outros bons exemplos.

Os vídeos deverão ter a duração entre três e quinze minutos. Todo o regulamento consta no edital disponível no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) – veja o link abaixo.

Gerente institucional da AGEVAP e responsável pela Comunicação do Comitê Guandu, Antônio Mendes, vê no “Cine Guandu” a oportunidade de proporcionar de uma forma bem participativa o debate sobre recursos hídricos dentro das instituições de ensino. Segundo ele, a ideia inicial era que o concurso fosse aberto em abril de 2020, mas um mês antes veio a pandemia e as unidades educacionais foram fechadas por questões sanitárias.

“Durante este período de pandemia, trabalhamos na elaboração do nosso Plano de Comunicação, que absolveu o ´Cine Guandu’ por entender a sua importância. O projeto foi submetido ao GTEA, que trabalhou em toda construção de uma forma bem participativa, definindo critérios, por exemplo. Foi um Grupo muito ativo na elaboração do edital”, destacou o responsável pela Comunicação do Comitê.

Os vídeos ganhadores serão escolhidos por meio de votação popular, mas a proposta do Comitê é muito maior do que a premiação.

“A nossa proposta, sabendo da capacidade que os alunos da região hidrográfica têm, é produzir conteúdos bacanas para que o Comitê possa reproduzir e usar como ferramenta de educação ambiental. A intenção é levar estes vídeos para eventos que o Colegiado vá participar… fazer um festival para a exibição deste conteúdo. É uma árvore que a gente está plantando hoje e sabe que dará muitos frutos”, ressaltou Antônio Mendes.

Como se inscrever gratuitamente?

As inscrições devem ser feitas, gratuitamente, pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br, validadas após confirmação de recebimento do material. Além do vídeo no formato MP4 especificado no Regulamento, deverão ser entregues cópia ou digitalização dos documentos e formulários anexos no edital.

Outra forma de se inscrever é encaminhar as obras à Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, a AGEVAP, em Seropédica/RJ, cujo endereço também está especificado no edital, assim como todos os demais critérios de avaliação do concurso e cronograma, previsto para se encerrar em entre março e abril de 2023, com uma cerimônia de premiação dos alunos ganhadores.

“Esta iniciativa demonstra que precisamos ensinar os estudantes a exercerem a cidadania e a preservação da água, desta forma teremos uma sociedade mais segura e engajada na gestão dos recursos naturais, o GTEA vem há 20 anos contribuindo na educação ambiental do Comitê”, afirmou o coordenador GTEA, o biólogo Mauro Pereira.