O Comitê Guandu-RJ estendeu até o dia 31 de março deste ano o prazo para que estudantes possam concorrer ao concurso ambiental e cultural Cine Guandu. A proposta é receber até esta data vídeos produzidos por alunos dos ensinos médio e/ou técnico, além de superior de instituições públicas e privadas, cujas temáticas ressaltam a importância da preservação e qualidade dos recursos hídricos, e ainda ações desenvolvidas pelo Comitê em seus quase 21 anos de trabalho na Região Hidrográfica II (RH II), na bacia do Rio Guandu.

O comunicado de prorrogação do prazo de inscrição foi publicado no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), onde também estão todas as informações sobre o edital e novas datas do cronograma do concurso (veja no link abaixo).

As inscrições, que são gratuitas, se encerrariam na última sexta-feira (13), no entanto o Colegiado entendeu que seria importante também dar uma chance àqueles que vão iniciar o ano letivo de 2023. Os vídeos já enviados serão avaliados juntos com as novas produções, inclusive irão à votação popular que premiará, separadamente, os alunos do ensino médio e os universitários

Entre as regras determinadas para a participação estão a exigência dos temas, um deles, com foco no Comitê, deverá projetar a importância dos Comitês de bacia na gestão participativa das águas (…). Já o outro deve destacar projetos ou ações relacionadas aos recursos hídricos, em sentido amplo, no âmbito da RH-II, trabalhando áreas como o uso racional da água, projetos de preservação, turismo agroecológico e ecoturismo, além de outros bons exemplos.

Os vídeos podem ser gravados até mesmo em celulares, com processos simples de edição, desde que seja priorizada a qualidade para a veiculação e deverão ter a duração entre três e quinze minutos. Outra determinação é a formação de grupos de até, no máximo, três pessoas. Serão premiadas as três primeiras produções de cada categoria. Os ganhadores recebem troféus e medalhas, além de notebook para cada integrante do grupo que conquistar o 1º lugar; tabletes para os que ficarem na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição.

Para a divulgação do concurso e fortalecimento da educação ambiental, o Colegiado vem buscando apoio de universidades e prefeituras da RH II, além  da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A ideia do Colegiado é não só publicar os vídeos nas redes sociais,  como também apresentá-los em eventos que o Comitê participar e ainda em um festival.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br, validadas após confirmação de recebimento do material. Além do vídeo no formato MP4 especificado no Regulamento, deverão ser entregues cópia ou digitalização dos documentos e formulários anexos no edital.

Outra forma de se inscrever é encaminhar as obras à Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, em Seropédica/RJ, cujo endereço também está especificado no edital.

Os vídeos inscritos passarão, a partir do dia 03 de abril, pela análise de habilitação, tendo ainda a fase de recursos até a classificação final. A votação popular das produções da categoria do ensino médio acontece entre 02 e 09 de maio, com divulgação do resultado no dia 10. Já a votação popular do ensino superior será de 11 a 18 de maio, com divulgação no dia seguinte. Para que todos possam votar, basta acessar o Instagram e Facebook da Agevap e do Colegiado.

 A divulgação do resultado final dos vencedores está prevista para o dia 22 de maio de 2023. Uma cerimônia para a premiação dos alunos ganhadores será marcada para junho.

Confira o novo cronograma e o edital completo clicando aqui.