O fortalecimento da marca do Comitê Guandu-RJ, com seus cases de sucesso, preparação contra possíveis situações de riscos, alinhamento de discurso e melhor comunicação com a imprensa e toda a sociedade foram algumas das propostas trabalhadas no media training, voltado a membros do Colegiado e convidados, que aconteceu no dia 31/01.

Aplicado pela empresa Bumerangue, responsável pela implementação e operacionalização do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, o treinamento aconteceu no auditório da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), no Centro da capital fluminense. Entre os palestrantes, profissionais da área de comunicação, que apresentaram técnicas jornalísticas e de oratória aos participantes.

Diretora-geral do Comitê e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Cedae, Mayná Coutinho foi uma das participantes do media training e avaliou o treinamento.   

“Foi uma experiência que enriqueceu muito a gente, em um dos nossos maiores desafios, que é de como dar respostas à sociedade do que a gente está fazendo, porque sabemos que estamos fazendo muita coisa com todo mundo aqui falando a mesma língua no sentido de produzir soluções para caminharmos à segurança hídrica, de água limpa e abundante para todos.  Com o treinamento, a gente pôde aprender um pouco de como amadurecer a nossa comunicação o suficiente para que consiga engajar a sociedade a participar com a gente e dar respostas efetivas a esta grande demanda que é a segurança hídrica”, destacou Mayná.

Também diretora do Colegiado, a secretária municipal de Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andréia Loureiro, viu o media training como uma importante ferramenta para fazer um nivelamento da fala dentro da diretoria colegiada.

“Cada membro representa a sua instituição e tem seus interesses dentro do Comitê Guandu, mas pensar todo mundo como Comitê é o mais importante para que a gente não tenha tantos conflitos. Esse treinamento foi brilhante para entendermos, enquanto membros do Colegiado, o nosso papel hoje de levar o nome do Comitê Guandu, de falar sobre ele e de estar todo munido alinhado na mesma fala, no mesmo propósito”, comentou Loureiro.

Durante o treinamento, os participantes puderam não só ouvir as palestras, como também interagir com perguntas e passar por simulações de situações que podem vivenciar no dia a dia como representantes do Comitê.

“Eu achei o treinamento excelente, porque forneceu para a gente algumas informações técnicas, como na simulação da entrevista coletiva, que é um momento de pressão, por exemplo. Ajuda preparar em técnicas de oratória e possíveis respostas em momentos de crise. Foi super proveitoso para todos nós”, ressaltou o membro do Colegiado, Celso Rodrigues.

Uma das palestrantes foi a jornalista Andresa Alcoforado, formada também em Gestão Ambiental e pós-graduando em Educação ambiental, Sustentabilidade e Empreendedorismo. Ela já atuou como repórter na Record Campos, SBT Interior, na TV Gazeta que é afilhada a rede Globo do Espírito Santo, na Inter TV afiliada da Globo do interior do Rio (apresentadora), além de passagens por veículos impressos de comunicação como A Gazeta-ES. Também já atuou como assessora de comunicação.

“Todo treinamento é importante, quando falamos de comunicação nas últimas décadas, falamos de algo que muda a forma com que vemos empresas e pessoas. O média training foi esse momento de mostrar como forma de comunicarmos uma notícia pode fazer toda a diferença. Foi muito gratificante ver o empenho dos participantes, me dá a certeza de dever cumprido”, declarou Andresa.

Outros nomes que integraram a equipe do media training foram os especialistas Felipe Cunha e Suzy Monteiro. Cunha ficou responsável pela parte de técnicas de oratória media training. Ele já foi professor titular das cadeiras de Oratória, Redação e Planejamento de Eventos, do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Fluminense – UNIFLU, é formado em Relações Públicas e pós-graduado em Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing. Também atuou como Coordenador de Comunicação, Mobilização e Educação Ambiental da AGEVAP, entidade delegatária, com funções de Secretaria Executiva do Comitê Guandu.

Já Suzy Monteiro é jornalista, pós-graduada em Gerenciamento de Crises, especializada em Assessoria de Comunicação e Marketing, com passagens em órgãos público e privados, ocupando cargos de liderança. “O media training foi um momento muito interessante e interativo, onde pudemos reforçar pontos que acabam sendo atropelados pelo corre-corre do cotidiano. E o mais importante: os membros da diretoria se mostraram extremamente receptivos, comentando e tirando dúvidas sobre casos concretos. Com certeza, foi muito positivo”, afirmou a palestrante.