Uma manhã de muito aprendizado e diversão marcou um grupo de alunos da Escola SESI de Nova Iguaçu durante visita proporcionada pelo Projeto Amigos do Guandu ao Manancial, Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Centro do Rio de Janeiro. O “Amigos” é um programa do Comitê Guandu-RJ para levar educação ambiental de forma lúdica a crianças de escolas da Região Hidrográfica II (RH II).

A “Ação Exploradores”, promovida nessa quarta-feira (15/03) em parceria com a Cedae, é uma das etapas finais do projeto do Comitê. A primeira etapa foi em novembro do ano passado com estudantes da Escola Municipal Professora Creuza de Paula Bastos de Seropédica-RJ.

Acompanhados de professores e outros colaboradores da Escola SESI, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental foram recepcionados por representantes do Comitê e da Cedae. Um deles foi o pequeno Augusto Lucas Gomes da Conceição, que ao fim da visita comentou a experiência.

“Eu achei legal. Aprendi que não pode jogar lixo no rio, porque é um mal muito grande para o meio ambiente. Foi bem divertido aprender que tem que jogar o lixo no lugar certo”, contou o aluno.

Na oportunidade, os estudantes participaram de gincanas educativas e assistiram a conteúdos voltados para a educação ambiental que abordaram sobre os cuidados com a água, matas ciliares e destinação correta de resíduos. Eles também acompanharam a simulação do funcionamento de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), em uma miniatura disponível na sede da Companhia.

Para a professora do 2º Ano da Escola SESI, Vera Lúcia Pereira, o projeto Amigos do Guandu, que também conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), agregou muito aos alunos e ao trabalho dos educadores.

“Eu acho esse projeto muito importante, porque visa a criança aproveitar este momento de aprendizado, saindo da sala de aula, vendo coisas novas, e isso traz mais conhecimento. A gente vem trabalhando sempre temas como reciclagem, meio ambiente, então o projeto veio para agregar mais ainda tudo que a gente vem ensinando”, avaliou a professora Vera Lúcia.

A culminância do projeto na Escola SESI acontece nesta sexta-feira (17/03), a partir das 8h. Também em parceria com a Cedae, o Amigos do Guandu promoverá a oficina de mudas com o Replantando Vida, programa socioambiental da Companhia. Os alunos aprenderão um pouco sobre sementes e farão um plantio coletivo de mudas.

Nesta etapa de sexta do “Amigos”, que atendeu durante todo o projeto 80 crianças da Escola SESI, serão recolhidos textos feitos pelos alunos para a atividade “Cartas para 2032”, com mensagens ao futuro, que serão enterrados em uma cápsula do tempo que só terá seu conteúdo revelado na próxima década.

Assim como outros 98 estudantes da Escola Municipal Professora Creuza de Paula Bastos de Seropédica, os alunos da Escola SESI participaram de outras fases do projeto, que incluíram a exibição de vídeos de educação ambiental, apresentados pelo mascote do projeto, o “Dudu”, distribuição de cartilha e peça teatral, com o espetáculo e oficina “Peixe Mágico”.

Ainda neste ano, os alunos das duas universidades atendidas vão receber o resultado da ação “O Rio que Fui”, também realizada pelo Projeto Amigos do Guandu, que está reunindo histórias contadas pelos alunos e familiares de como o Rio Guandu ou outros mananciais eram no passado. Os relatos vão virar livro com publicação custeada pelo Comitê.