Feito amor de mãe que germina. Assim por mais de duas décadas o Comitê Guandu-RJ vem construindo as suas ações para proteger a maior mãe de todos: a Natureza. E para esta missão, o Colegiado se orgulha de contar com várias mulheres que também se inspiram na maternidade para garantir um futuro melhor não só a seus filhos.

Mães como Meire Lucy Fonseca, membro do Comitê desde 2017 e secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri-RJ.

“Fui mãe aos 22 anos e tenho uma filha, que é minha vida. A maternidade é uma experiência muito peculiar. Vejo pessoas romantizando tudo, mas não é bem assim. É um aprendizado diário, desde o momento da descoberta da gravidez até o infinito e além (risos). A vida profissional de uma mulher, que já é mãe, sempre é muito mais difícil, ainda há muito preconceito com a mulher por conta disso, pois há direitos que para alguns ‘atrapalham’ o desenvolvimento profissional, quando na verdade a maternidade nos traz mais ainda os desejos de conquistar, crescer e realizar”, destacou Meire Lucy, a mãe da Emily Cristine, de 18 anos.

É com essa disposição para realizar cada vez mais que Meire se aliou ao Comitê Guandu depois de construir uma vida profissional voltada à área ambiental, sempre atrelando o seu crescimento também à maternidade. Fiscal ambiental de Japeri, concursada desde janeiro de 2014, ela é formada em gestão ambiental e pós-graduada em engenharia ambiental, além de ser professora.

“Em 2015 fui nomeada chefe da fiscalização ambiental e em 2017 assumi a subsecretaria de Meio Ambiente de Japeri. Em fevereiro de 2021, já na gestão atual, fui nomeada secretária. Neste mesmo ano comecei a cursar Direito, atualmente estou no 4° período. No ano seguinte iniciei uma pós-graduação em gestão ambiental integrada, pela UERJ em parceria com Universidade do Ambiente do INEA, a qual concluo neste mês de maio, já com a apresentação do TCC”, detalhou a secretária.

Foi com toda essa bagagem e disposta a construir cada vez mais que ela chegou ao Colegiado. “Nossa relação começou em 2017, quando assumi a subsecretaria e comecei a frequentar as reuniões, mas antes mesmo eu já acompanhava algumas ações que envolvia a SEMADES Japeri. O Comitê Guandu é um grande aliado à gestão pública municipal para o avanço das políticas públicas ambientais, em especial a educação ambiental, pois acredito que só através dela conseguiremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, netos, enfim, para as próximas gerações, como prevê o artigo 225 da Constituição Federal.”, afirmou Meire.

Quem conhece a secretária sabe da profissional e mãe dedicada que ela é e também uma apaixonada pela causa animal, algo que traz desde a infância. “O primeiro amor da minha vida foi um cachorro. Sempre brinquei com meus pais, pois sou a caçula de 3 irmãos, dizendo que meu pai era fã da minha irmã, minha mãe era fã do meu irmão e eu era dos meus cachorros (risos).Passei minha vida toda com cachorros em casa. Atualmente tenho 4 dentro de casa e um que cuido no portão de casa. Sou apaixonada pelos meus filhos de 4 patas, mas tenho uma história em especial com a ‘Pretinha de Japeri’, esse é o Facebook dela para quem quiser conhecê-la”, convidou.

Mas foi no nascimento da filha Emily Cristine que Meire viu aflorar novos sentimentos.

“A maternidade me fez ter mais medo do mundo e com isso me tornei uma pessoa mais preocupada com tudo que eu faço, pois sou exemplo. Minha filha vai fazer 19 anos daqui a dois meses, ou seja, uma jovem. Nossa relação é bem real como ocorre com todas as mães de meninas nessa faixa etária. Vejo muito de mim nela. Está se tornando uma mulher incrível, que além de linda é determinada. Ela cursa o 3° período de Direito e já é estagiária de um escritório de advocacia . Ela começou a trabalhar aos 15 anos, assim como eu. É formada em inglês pelo CCAA, o que gera pra ela uma renda extra como professora . Ela também cuida das redes sociais de três empresas, para tirar um dinheirinho a mais no mês. Concluindo, ela já sabe que a vida não é fácil e que precisa acordar cedo para conquistar seus sonhos”, enumerou Meire com orgulho.