O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é importante para identificar e busca soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental dos municípios da Região Hidrográfica II. Realizada pelo Comitê Guandu e executada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) junto a Myr Projetos Sustentáveis, a elaboração dos ProMEAs conta com o apoio das prefeituras.

Inicialmente foram feitas “Oficinas Participativas de Diagnóstico”, com o intuito de identificar as problemáticas socioambientais da região para fomentar as estratégias de desenvolvimento sustentável em cada município. As oficinas reúnem representantes das secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e outros órgãos envolvidos na elaboração do programa.

Os encontros são organizados pelas mobilizadoras ambientais do ProMEA com participação dos atores sociais da região, e fazem parte da fase de Diagnóstico Social Participativo, que inclui, ainda, entrevistas com o grupo de acompanhamento, montado com integrantes das secretarias municipais. Estas ações compõem a segunda etapa de elaboração do programa.

A expectativa é que até setembro de 2023 todo o trabalho de elaboração dos ProMEAs esteja concluído. Além da etapa de diagnóstico, também serão feitos os prognósticos e direcionamentos de como operacionalizar as ações previstas nos ProMEAs. Todo o trabalho vai resultar no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos, ação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê.

ProMEAs Barra do Piraí-RJ

ProMEAs Engenheiro Paulo de Frontin-RJ

ProMEAs Itaguaí-RJ

ProMEAs Japeri-RJ

ProMEAs Mangaratiba-RJ

ProMEAs Mendes-RJ

ProMEAs Miguel Pereira-RJ

ProMEAs Nova Iguaçu-RJ

ProMEAs Paracambi-RJ

ProMEAs Piraí-RJ

ProMEAs Queimados-RJ

ProMEAs Rio Claro-RJ

ProMEAs Seropédica-RJ