A edição de 2023 do “Amigos do Guandu” foi aberta nesta terça-feira (19), pelo Comitê Guandu-RJ em parceria coma Prefeitura de Japeri, na Escola Municipal Teófilo Cunha. Durante boa parte da manhã, cerca de 50 alunos puderam conhecer um pouco sobre o projeto de educação ambiental, que acontece pelo segundo ano consecutivo, voltado a alunos de escolas de municípios na Região Hidrográfica II (RH II). Ainda esta semana, na próxima sexta-feira (22/09), ainda dentro das comemorações da Semana da Árvore, o “Amigos do Guandu” estará a partir das 9h, na Escola Municipal Santo Expedito, em Queimados.

O projeto foi aberto com a apresentação de três vídeos lúdicos e informativos, que falam sobre o meio ambiente, a importância dos rios e a apresentação do “Dudu” mascote do projeto, que encantou a galerinha, que ficou bastante entusiasmada. O “Amigos do Guandu” terá uma série de atividades desenvolvidas até dezembro com foco no cuidado com o meio ambiente, no descarte correto do lixo e no esgotamento sanitário.

Um dos carros-chefes do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, desenvolvido com ênfase na educação ambiental, que contou com a colaboração de consultores pedagógicos, o “Amigos do Guandu” tem o objetivo de somar esforços com as escolas para levar a importância da preservação e gestão da água aos alunos e consequentemente à comunidade escolar, como um todo, buscando uma conscientização conjunta e fortalecida. 

“As crianças estavam muito empolgadas e animadas com a chegada do projeto, assim como toda a comunidade escolar. Após a apresentação dos vídeos fizemos um momento de conversa e na área externa da escola produzimos com os alunos do 1º ao 3º ano cartazes sobre o Dia da Árvore, utilizando material reciclado, e com a turma do Infantil Nível I fizemos também uma atividade também pelo Dia da Árvore, utilizando tinta natural e folhas de revista”, disse a pedagoga Andrezza Maciel, que atua no projeto “Amigos do Guandu”.

Presente à abertura do projeto na Escola Municipal Teófilo Cunha, a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri, Meire Lucy Fonseca, que é também membro do Comitê desde 2017, falou sobre a satisfação em receber o projeto este ano.

“É um grande prazer para o município de Japeri receber o Amigos do Guandu, em especial na Escola Teófilo Cunha, que é uma unidade que está dentro do nosso mapeamento de atuação do saneamento rural. A gente sabe o quão importante é para os nossos alunos receber um projeto de cunho ambiental. Quero agradecer em especial a parceria com o Comitê em nome da prefeita doutora Fernanda, a todo o grupo por esse presente chegar a Japeri”, destacou a secretária.

Banhado pelo Rio Guandu, Japeri, segundo a secretária sabe da importância de cuidar e proteger os recursos hídricos. “Quando a gente fala de uma proteção hídrica no geral, é muito importante ter o projeto dentro da escola. A gente sabe que é por aí que começa a educação ambiental e que vai fazer toda a diferença para os nossos alunos, para nossa cidade, para os nossos munícipes”, completou Meire Lucy.

A Secretária Meire Lucy participa da abertura do projeto Amigos do Guandu

A diretora da escola, Alessandra Chagas da Silva, também agradeceu a chegada do projeto. “ A importância de receber o projeto dentro da nossa escola, visto que os nossos alunos precisam ter a consciência de cuidar da água, cuidar de o meio ambiente para melhor servi-los. Então, nós ficamos felizes em receber esse projeto dentro da nossa escola. Nós estamos aguardando as próximas etapas do projeto”, declarou a diretora.

A orientadora educacional do Teófilo Cunha, Conceição Sousa, ressaltou como é importante a construção proposta pelo Comitê Guandu ao envolver às crianças na educação ambiental. “A gente está muito feliz de receber o projeto Amigos do Guandu. A importância é que as nossas crianças vão levar esse ensinamento para a vida. Vai ser para vida toda. E ficamos muito orgulhosos com a presença de vocês aqui, com toda a atividade, com toda o projeto organizado aqui na nossa escola”, afirmou a orientadora.

Outras etapas

Assim como aconteceu nesta terça em Japeri, os alunos da Escola Municipal Santo Expedito, em Queimados, também terão as mesmas atividades nesta sexta.  A previsão é de que, somando as duas unidades escolares, cerca de 300 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano, com idades entre 5 e 11 anos, sejam atendidos.

Além das Prefeituras de Queimados e Japeri, o projeto este ano conta mais uma vez com a parceria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Dentro das atividades que acontecerão até o fim do ano letivo, estão uma oficina de brinquedo reciclado e produção textual com produção de cartas para o futuro, além de exposição de cartazes produzidos pelos alunos.

Haverá ainda mais uma edição da ação “Exploradores”, na qual são levadas às crianças informações sobre as espécies da região e um pouco do trabalho de conservação da biodiversidade, proporcionado, ainda, um passeio ao espaço Manancial da Cedae, no Centro do Rio, onde participam de atividades lúdicas e de muito aprendizado sobre a importância das matas ciliares e do cuidado com as águas.

Dentro da parceria com a Cedae, em uma das etapas do projeto, está previsto o plantio de mudas de espécie nativas nas escolas, que serão cedidas pela Companhia. Na ocasião, em data ainda a ser definida, também ocorrerá o recolhimento das “Cartas para 2033”, que serão elaboradas no início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes em dez anos.

Outro destaque dentro da programação é a oportunidade que os alunos vão ter de conhecer como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais aplicadas no Sanear Guandu, maior programa de saneamento rural, realizado pelo Comitê Guandu e parceiros, que está atendendo, inclusive, nos municípios de Japeri e Queimados.

Para o encerramento do projeto este ano, está sendo elaborada uma grande festa em parceria com as Prefeituras em espaços, ainda a serem indicados, contando com a exposição dos trabalhos produzidos durante o projeto em um dia de encontros e confraternização.