Mais um grupo de alunos da Escola Municipal Santo Expedito, em Queimados, visitou, nesta segunda-feira (27), o Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), dentro da etapa “Exploradores” do projeto “Amigos do Guandu“, realizado pelo Comitê Guandu-RJ com parceiros.

No “Espaço Manancial“, no Centro do Rio de Janeiro, os estudantes do 4º e 5º participaram de jogos educativos e assistiram a conteúdos voltados para a educação ambiental que abordaram, de forma lúdica e interativa, sobre os cuidados com a natureza, principalmente com a água e as matas.

Juntos de professores e outros colaboradores da Escola Municipal Santo Expedito, os alunos foram recepcionados por representantes do Comitê e da Cedae. Do 4º ano, Davi Leonardo de Oliveira, de 10 anos, ficou entusiasmado com tudo que aprendeu. “Eu achei bem ótimo o jeito que eles explicaram e consegui entender bem melhor. A parte que eu mais gostei foi das plantas, dos rios, também as gincanas que tiveram. Se eu pudesse vir aqui mais vezes eu viria. Outra coisa que eu gostei foi aprender sobre o ciclo da água. Várias coisas ótimas”, destacou.

Professora do 4º ano, Tatiana Tomás parabenizou a iniciativa do Comitê Guandu nesta parceria com a Cedae. “Esse projeto oportuniza as crianças, aos nossos alunos, a trabalhar com a realidade. A gente sai da dicotomia, do livro, do papel, e traz eles para a zona proximal da própria realidade, pelas experiências que aqui eles trabalharam hoje. Então, desde o início do projeto, quando eles puderem ser oportunizados de ir à margem de um rio, foi muito favorecimento e isso torna a aprendizagem mais eficaz, mais construtiva e, além do mais, um dia inesquecível na memória dessas crianças”, ressaltou a professora.

Também acompanhado a visita no “Espaço Manancial”, a diretora da Santo Expedito,  Cristiane Cruz, vem notando a mudança no comportamento dos alunos desde que o projeto “Amigos do Guandu“ começou na unidade escolar em setembro, durante as comemorações da Semana da Árvore.

“Estamos aqui no manancial Cedae com as turmas de 4º e 5º anos. E está sendo maravilhoso, um privilégio para muitos que nunca conseguiram sair um pouquinho do local onde eles moram. E ter essa oportunidade que a Cedae e o Comitê Guandu proporcionam para as escolas é superimportante para todos imaginarem que existe um mundo que pode ser explorado por todos e eles têm essa capacidade de estar onde eles quiserem. Uma oportunidade para a nossa escola e estamos vendo aqui a alegria, a felicidade e o conhecimento adquirido. Vai ser muito importante para levar e multiplicar com os outros alunos. Já percebemos neles uma mudança de atitude em relação à separação de lixo, em relação ao cuidado com o meio ambiente, em relação até ao cuidado com a escola. Nós temos vários tipos de plantas e antes os alunos pisavam, não cuidavam. E hoje em dia a gente percebe que eles têm um outro olhar”, relatou a diretora da escola.

A ação “Exploradores”, em parceria com a Cedae, é uma das etapas do projeto do Comitê que atendeu ainda, anteriormente, outro grupo de alunos da escola de Queimados, e também estudantes da Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri, outra unidade atendida neste ano pelo projeto “Amigos do Guandu”.

Também dentro da parceria com a Cedae, os alunos receberam várias atividades, entre elas apresentação da Companhia Teatro de Fantoches Meninas Sustentáveis, com teatro de fantoches, jogos e outras dinâmicas. Outra atividade foi o “Replantando Vida”, com a Cedae realizando o plantio de mudas de espécie nativas nas escolas e ensinado sobre sementes. Junto das árvores do futuro serão resgatadas, daqui a dez anos, cápsulas do tempo com mensagens escritas pelos próprios estudantes e enterradas nos espaços das escolas.

Para o encerramento do projeto este ano, está sendo elaborada uma grande festa em parceria com as Prefeituras de Queimados e Japeri em espaços, ainda a serem indicados, contando com a exposição dos trabalhos produzidos durante o projeto em um dia de encontros e confraternização.

Além das Prefeituras e da Cedae, o projeto este ano conta mais uma vez com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).