Uma das maiores fontes de dados da sua região hidrográfica, o Comitê Guandu se tornou, ao longo de suas duas décadas de existência, uma referência em informação para a imprensa, municípios, academia e sociedade em geral.

Seus estudos, projetos e atores são destaques quando o assunto é água e abastecimento. Como forma de amplificar ainda mais isso, o Colegiado prevê em seu plano de comunicação integrado uma série de ações, por exemplo, a que foi compartilhada, durante o Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (SaneaRio), na sede da Firjan, no Centro do Rio.

A “Revista Guandu”  traz alguns destaques destaques do Colegiado já conhecidos, além de novidades. Reportagens inéditas que mostram histórias de protagonismo daqueles que trabalham por uma melhor qualidade de água na região hidrográfica, formada pelos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

Entre os assuntos abordados na publicação estão os 20 anos do Comitê e programas importantes como o Sanear Guandu e o Produtores de Águas e Florestas (PAF), este último trazendo exemplos bem-sucedidos dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), que aliam produtividade e sustentabilidade, utilizando de espécies florestais e cultivos agrícolas. 

Outra reportagem especial mostra um pouco da contribuição do Comitê Guandu ao meio acadêmico. Os editais de fomento financeiro para pesquisas científicas ultrapassam um milhão de reais, convertidos para o desenvolvimento de mais de 100 estudos na bacia, muitos voltados à educação ambiental.

“Os editais do Comitê Guandu acabam se mostrando um porto seguro para diversos pesquisadores que atuam nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente”, declarou à “Revista Guandu” o professor Alexandre Lioi, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), um dos contemplados pelo edital de auxílio à pesquisa do Comitê.

A proposta da Revista, segundo o Colegiado, é ser uma fonte de informação para além dos seus membros, com distribuição em vários órgãos e eventos que tratem sobre recursos hídricos e meio ambiente de forma geral.

Clique aqui para ler a revista.