Mais uma etapa do Projeto “Amigos do Guandu”, envolvendo os alunos da Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, em Seropédica, aconteceu nessa quarta-feira (23). Um grupo visitou o Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), também no município.

A ação “Exploradores”, organizada pelo Comitê Guandu-RJ, dentro das várias etapas do projeto de educação ambiental voltado ao público infantil, também já beneficiou outros alunos da mesma unidade, que visitaram o projeto Mananciais, na Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE).

Na visita ao Jardim Botânico da UFRRJ, participaram os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Eles conheceram algumas plantas e um lago durante a trilha.

Além da unidade de Seropédica, a Escola Firjan SESI de Nova Iguaçu, que também faz parte da Região Hidrográfica II (RH II), vem recebendo o “Amigos do Guandu” desde o último dia 07 com várias ações, que seguem até dezembro deste ano. Porém, uma delas, chamada de “O Rio que Fui”, que está reunindo histórias de como o Rio Guandu ou outros mananciais eram no passado, vai virar um livro, que será publicado em 2023, custeado pelo Comitê.

As etapas do projeto contam com apoio da CEDAE, da Prefeitura de Seropédica e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Os alunos já receberam o material que, de forma lúdica, auxiliará didaticamente sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, reforçando o debate sobre a água ao público infantil, envolvendo não só os alunos, mas também os professores e toda comunidade escolar. O “Dudu”, mascote do projeto, ilustras uma cartilha e é o mensageiro dos vídeos apresentados aos estudantes.

Outra etapa do “Amigos do Gandu” em andamento é a confecção de cartas, escritas pelos estudantes, que serão colocadas em uma cápsula do tempo e enterrada em cada unidade, junto ao plantio coletivo de mudas.

As duas escolas receberão um certificado de participação do projeto durante uma Plenária do Comitê Guandu, em 08 de dezembro deste ano.