O “Encontro Ambiental do Comitê Guandu-RJ” acontece nesta terça-feira (06), marcando também as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente,  que é celebrado nesta segunda. É falando com diferentes públicos que o Colegiado quer multiplicar as ações em prol da preservação da natureza.

Nesta terça-feira, a partir das 13h30, as portas do anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estarão abertas para o Encontro Ambiental, onde todos estão convidados a conhecerem um pouco mais do trabalho do Comitê com a apresentação de três dos vários projetos que cumprem este papel de interlocução com a sociedade: a campanha “Fiscal das Queimadas”, o “Cine Guandu”, ambos frutos do plano de comunicação integrado do Colegiado, e a “Revista Guandu”.

Com o lançamento de mais uma edição, a “Revista Guandu” evidencia boa parte das ações do Comitê pela preservação da bacia do Rio Guandu, destacando também histórias de protagonismo daqueles que contribuem por uma melhor qualidade de água na Região Hidrográfica II (RH II).

A partir da revista, assim como o site do www.comiteguandu.org.br e redes sociais, o Comitê quer levar informação para além dos seus membros, com distribuição gratuita dos exemplares também em vários órgãos e eventos que tratem sobre recursos hídricos e meio ambiente de forma geral.

Entre os assuntos abordados na revista estão, inclusive, o “Fiscal das Queimadas” e o “Cine Guandu”, além de programas de destaque como o “Sanear Guandu” (referência principalmente no saneamento rural), o “Produtores de Água e Floresta (PAF)” e as elaborações dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMAs) e dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs). Durante o evento desta terça, os presentes no Gustavão receberão os exemplares com todo esse conteúdo e também poderão assistir os três vídeos premiados no concurso ambiental e cultural “Cine Guandu”, além de acompanhar a premiação dos universitários responsáveis pelas produções, cujas as primeira, segunda e terceira colocações foram definidas em votação popular pelas redes sociais do Comitê. 

É também nas redes sociais do Colegiado, que a campanha “Fiscal das Queimadas” ganha força para trazer alertas sobre os incêndios florestais. Nesta terça, uma palestra com o capitão bombeiro militar Marcus Souza, do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros-RJ, vai dar ainda mais visibilidade ao tema, que precisa de atenção principalmente nesta época, considerada um dos períodos mais críticos para a ocorrência de incêndios em vegetações, por conta da estiagem, atrelada aos festejos dos meses de junho e julho e a soltura criminosa de balões.

Durante os próximos meses, vídeos e outras mídias com alertas contra as queimadas serão divulgados, reforçando a luta do Colegiado e de parceiros, que podem reforçar a campanha, pela preservação do principal bioma do estado do Rio de Janeiro, indispensável à segurança hídrica.