Passado o período de Carnaval, a elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs) entra na etapa de finalização com consultas e audiências públicas, compreendendo a consolidação dos produtos construídos por cada um dos 13 municípios da Região Hidrográfica II (RH II), beneficiados pelo Comitê Guandu-RJ. 

Durante o mês de janeiro e fevereiro, a equipe conduzida pela MYR Projetos Sustentáveis esteve organizando a melhor forma de cumprir a quarta etapa, que contará com as consultas públicas nas plataformas virtuais do Comitê Guandu. Para isso, estão sendo elaborados textos-base, que serão compartilhados por link com a população dos 13 municípios. Em seguida, serão criadas as minutas de lei do ProMEA.

Pelo que está previsto no projeto, a consulta pública acontecerá durante 30 dias corridos. A população poderá entrar, olhar e acrescentar informações que achar necessárias, fazendo observações e até mesmo críticas. A proposta é que a consulta não fique só restrita aos gestores e aos grupos de trabalho. A partir das sugestões e adaptações serão realizadas audiências públicas com o documento teoricamente finalizado.

A participação da sociedade na elaboração dos Programas ProMEA é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental. Em seguida, após as audiências, ocorre a construção do Plano de Educação Ambiental da RH II (PEA Guandu), que tem como objetivo integrar as ações municipais previstas às atividades do Comitê, adaptando às condições financeiras e operacionais disponíveis.

Além de Seropédica, Paracambi, Mendes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro e Mangaratiba, o PEA Guandu também contará com informações sobre os municípios do Rio de Janeiro e Vassouras, que já tinham os seus ProMEAs.

Nas etapas anteriores, foram feitos levantamentos de dados e diagnósticos sobre a situação da educação ambiental em cada um dos 13 municípios para que se pudesse chegar à fase de Prognóstico, marcada pelas Oficinas Devolutivas.

Durante as etapas de Diagnóstico e Prognóstico foram realizadas oficinas com a participação da população de cada município além de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, de professores, estudantes e profissionais da área socioambiental, mobilizadores sociais entre outras instituições.

Além do Comitê Guandu, estão evolvidas nesta jornada a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e a Myr Projetos Sustentáveis, além das próprias Prefeituras.