Interagir com a comunidade, levar ações que fazem a diferença e proteger os mananciais da bacia do Rio Guandu são metas constantes do Comitê Guandu-RJ. Para que isso se mantenha, uma série de campanhas já está programada, em 2024, para colocar em prática a educação ambiental, plantando sementes de transformação em toda região. Aliadas do Comitê, as redes sociais seguirão reforçando essas ações.

Dentro do Plano de Comunicação do Comitê, atividades de sucesso que aconteceram em 2023 estarão de volta neste ano, como o projeto de educação ambiental “Amigos do Guandu”, em escolas da educação infantil da RH II; o concurso cultural ambiental “Cine Guandu”, voltado a estudantes dos ensinos médio e superior; o Podcast que ganha novo nome: “No curso do Guandu”; a “Revista Guandu”; e a campanha “Fiscal das Queimadas, que se somará mais uma vez ao Plano Associativo de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, com a realização de um workshop sobre prevenção, combate e mitigação das queimadas.

Na sua segunda edição em 2023, a campanha “Fiscal das Queimadas”, os alertas contra incêndios florestais durante o inverno receberam reforços nas parcerias feitas pelo Comitê Guandu com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Cedae, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP) e prefeituras. Vídeos publicados pelo Comitê alcançaram mais de 260 mil visualizações.

Para 2024, são mais de dez iniciativas previstas no Plano de Comunicação, inclusive algumas inéditas. Dentro do cronograma, que segue até dezembro, estão previstos  também o “Bolsista do Guandu”, “Iniciativa Amiga da Água” e o “Prêmio Guandu”.

Fazer um raio x da necessidade da comunidade é o que pauta as ações. Um exemplo é uma campanha que vai estimular a reciclagem do óleo. O Comitê Guandu vai mostrar à comunidade que milhões de litros de óleo de cozinha acabam caindo nas redes, em muitos casos a contaminação segue para córregos e rios, além de fazer o bloqueio da rede, com transbordamento de esgoto pelas vias causando um problema grave de saúde pública.

O principal veículo de comunicação do Comitê Guandu que conversa com a comunidade é a rede social, e, exatamente por isso, todas as campanhas são amplamente divulgadas nelas, fazendo um convite para que a comunidade em geral, prefeituras parceiras, instituições e membros do Guandu, engajem no trabalho, sempre levando em consideração que a informação correta na área ambiental, faz toda a diferença.