O Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, junto à Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), à Myr Projetos Sustentáveis e a Prefeitura Municipal de Mangaratiba, convidam a população para participar do processo de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), através de consulta pública, até 06 de abril de 2024. A versão preliminar do ProMEA Mangaratiba está disponível para leitura, juntamente a um formulário para que a sociedade possa preencher com suas contribuições. Para acessá-los basta clicar no link https://forms.office.com/r/Gawn8mKxMr .

A iniciativa pretende ampliar a participação social de toda a população e de setores interessados na discussão acerca da Educação Ambiental, mobilizando a sociedade para apontar suas demandas e necessidades no âmbito municipal.

O que é o ProMEA – O ProMEA é um guia de diretrizes e desejos construídos coletivamente que vai ser usado como base para a construção de toda política e atividades municipais de educação ambiental. O seu objetivo principal é a promoção de mudanças em direção à melhoria do município pelo desenvolvimento sustentável, fortalecimento de redes de educação ambientais locais, conscientização e sensibilização da população para a conservação do meio ambiente e um rico processo de educação ambiental.

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo junto aos atores sociais e com os diferentes aportes financeiros disponíveis em cada município. Tais ações são fundamentais para repercutir no âmbito das políticas municipais a importância do equilíbrio ecológico, os direitos e deveres individuais e coletivos referentes ao meio ambiente, o conhecimento dos benefícios da natureza e a história socioambiental local. Dessa forma, com a compreensão das origens e consequências dos problemas ambientais da região é possível a construção coletiva de soluções.

A participação da sociedade na elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental de Mangaratiba é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes nessa área. Sendo assim, a Consulta Pública do ProMEA é um momento para que a população do município possa contribuir na construção do Programa com informações adicionais, críticas e sugestões. Participe!