O “Amigos do Guandu” chegou a mais uma unidade educacional nesta sexta-feira (22) levando conhecimento e alegria, desta vez na Escola Municipal Santo Expedito, em Queimados-RJ. Idealizado pelo Comitê Guandu-RJ, o projeto de educação ambiental tem como uma das suas parceiras a Prefeitura de Queimados. 

Ainda dentro das comemorações da Semana da Árvore, os alunos do Pré II até o 4º Ano do Fundamental participaram da abertura do “Amigos do Guandu, que contou com a apresentação vídeos lúdicos e informativos, que falam sobre o meio ambiente, a importância dos rios e a apresentação do “Dudu” mascote do projeto. Os alunos também elaboraram cartazes utilizando material reciclado e fizeram pinturas utilizando tinta natural e folhas de revista também em comemoração à Semana da Árvore.

Presente à abertura do projeto na Escola Municipal Santo Expedito, secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andreia Loureiro, que é também diretora executiva do Comitê Guandu, destacou a importância do “Amigos do Guandu”.

 “Um dia muito feliz porque a gente está iniciando o Amigos do Guandu em Queimados e vai ser incrível. Mais do que isso, em uma região rural do município, onde passou o Sanear Guandu, um projeto de saneamento rural onde estão sendo tratados efluentes sanitários de todas as residências aqui do Santo Expedito e agora para complementar esse projeto com educação ambiental, falando com as crianças da importância de tratar esgoto, de manter os rios limpos, a importância do Rio Guandu para a gente aqui no estado do Rio de Janeiro, não só do município de Queimados”, declarou Andreia Loureiro. 

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados e diretora executiva do Comitê Guandu, Andréia Loureiro durante a abertura do Amigos do Guandu em Queimados

O “Amigos do Guandu” terá uma série de atividades desenvolvidas até dezembro com os alunos da Escola Municipal Santo Expedito e também da Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri, onde o projeto teve início no último dia 19 de setembro. A previsão é de que, somando as duas unidades escolares em Queimados e Japeri, cerca de 300 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano, com idades entre 5 e 11 anos, sejam atendidos. Todas as ações sempre terão como foco o cuidado com o meio ambiente, trazendo assuntos como o descarte correto do lixo e o correto esgotamento sanitário para a proteção dos recursos hídricos.

Dentro da programação, os alunos vão poder conhecer de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais aplicadas no Sanear Guandu, citado pela secretária Andreia. Trata-se do maior programa de saneamento rural, realizado pelo Comitê Guandu e parceiros, que está atendendo a municípios da RH II.

Além da secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, a abertura do evento em Queimados também contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação. “Um privilégio participar do lançamento do projeto ‘Amigos do Guandu’. Ver os alunos, que vivem da terra, conhecendo e vivenciando a importância que tem a água para a vida. Nós vimos os trabalhos sendo realizados e esperamos acompanhar as outras etapas da execução desse projeto”, afirmou a diretora do departamento de Educação, Rosemar Carvalho Seixas Lima, que estava acompanhada da subsecretária adjunta de Assuntos Pedagógicos da secretaria, Mitse Andrea Sales de Melo Andrade.

“A gente veio aqui agradecer. Uma alegria receber mais um projeto. Essas parcerias são importantíssimas para a nossa escola, para o desenvolvimento dos nossos alunos, principalmente uma temática que é muito cara para a gente, a gente precisa desenvolver essa cidadania, essa consciência ambiental aos nossos alunos. Eu tenho certeza que vai ser um sucesso”, ressaltou Mitse.

A diretora da Escola Municipal Santo Expedito, Cristiane Cruz, também falou sobre a felicidade e conteúdos levados pelo “Amigos do Guandu” aos alunos. “Estamos felizes em receber o projeto, que vem com essa proposta de trazer várias atividades de conservação do meio ambiente, do conhecimento, de apropriação do nosso espaço ao redor. Hoje foi o início e esperamos agregar mais ainda conhecimento a eles em sala de aula e que venham solidificar esses conhecimentos. Obrigada a todos que estão aqui nos ajudando e que esse projeto consiga realmente alcançar o seu objetivo”, agradeceu a diretora.

Mais sobre o Amigos do Guandu

Um dos carros-chefes do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, desenvolvido com ênfase na educação ambiental, que contou com a colaboração de consultores pedagógicos, o “Amigos do Guandu”, foi iniciado em 2022, e tem o objetivo de somar esforços com as escolas para levar a importância da preservação e gestão da água aos alunos e consequentemente à comunidade escolar, como um todo, buscando uma conscientização conjunta e fortalecida.

Além das Prefeituras de Queimados e Japeri, o projeto este ano conta mais uma vez com a parceria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Ainda dentro das atividades que acontecerão até o fim do ano letivo, estão uma oficina de brinquedo reciclado e produção textual com produção de cartas para o futuro, além de exposição de cartazes produzidos pelos alunos. Haverá ainda mais uma edição da ação “Exploradores”, na qual são levadas às crianças informações sobre as espécies da região e um pouco do trabalho de conservação da biodiversidade, proporcionado, ainda, um passeio ao espaço Manancial da Cedae, no Centro do Rio, onde participam de atividades lúdicas e de muito aprendizado sobre a importância das matas ciliares e do cuidado com as águas.

Dentro da parceria com a Cedae, em uma das etapas do projeto, está previsto o plantio de mudas de espécie nativas nas escolas, que serão cedidas pela Companhia. Na ocasião, em data ainda a ser definida, também ocorrerá o recolhimento das “Cartas para 2033”, que serão elaboradas no início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes em dez anos. Para o encerramento do projeto este ano, está sendo elaborada uma grande festa em parceria com as Prefeituras em espaços, ainda a serem indicados, contando com a exposição dos trabalhos produzidos durante o projeto em um dia de encontros e confraternização.

Fotos: ( Alex Ferro / Comite Guandu).